Saída de campo à Praia de Alvor



“ À Descoberta das Dunas”



      Hoje, dia 16 de Março de 2010, fomos à Praia de Alvor conhecer um pouco melhor as dunas.
     Quem nos orientou na visita de estudo foi a bióloga Sara, o biólogo Filipe e a assistente Carina que trabalham na Câmara Municipal de Portimão.
     Quando estávamos a chegar à praia encontramos pegadas de pardal e de cotovia na areia das dunas. As pegadas do pardal eram umas ao lado das outras e as da cotovia eram uma à frente da outra.
     Relembramos que existem três tipos de dunas, a duna embrionária, a duna primária e a duna secundária.
A bióloga Sara deu-nos a conhecer duas plantas das dunas, o feno-de-areia e o narciso-das-areias. O narciso-das-areias tem truques para sobreviver, um dos truques é enrolar as folhas para ter uma parte da folha à sombra e a outra ao sol o outro dos truques é que tem as folhas em forma de concha e assim quando chove a água vai directamente para a sua raiz.
     Depois vimos a rainha das dunas que se chama Estorno e também vimos o Chorão que é a planta que rouba a água a todas as outras plantas. O Chorão estava numa das zonas das dunas que tinha sido muito pisada pelo Homem.
     O biólogo Filipe ajudou-nos a fazer uma armadilha para conseguirmos ver alguns dos animais que vivem nas dunas. Só numa das armadilhas é que apareceu um animal, foi uma Carochinha.
Por fim, fizemos um jogo que nos ensinou o quanto as dunas são importantes.
     Gostámos muito da visita.
2º C

1 comentários:



coelho disse...

Correu bem a visita às dunas... ainda bem, no exterior da escola também se aprende muito.
Duilio

Enviar um comentário