A cigarra e a formiga

Olá amigos, esta semana vamos tratar desta bela fábula: "A cigarra e a formiga"

Podem ver uma apresentação da história já aqui em baixo, assim como mais algum material sobre esta.

Existem várias formas de contar uma história, e se clicares aqui vais poder ler esta fábula contada de outra maneira, assim com responder a um questionário.

Deixo também algumas curiosidades sobre a cigarra:

Só quem canta são os machos, para atrair as fêmeas e cada espécie de cigarra emite o seu som característico.Elas cantam mais ao amanhecer e ao entardecer e, com menor intensidade, nas horas mais quentes do dia.
Elas têm uma forma característica e, com um comprimento que varia de 15 a pouco mais de 65 milímetros, possuem também um "bico" comprido para se alimentar da seiva das árvores e das plantas aonde costumam viver.
Se, por um lado, a cigarra é importante no ecosistema por servir de alimento para os seus predadores naturais, por outro ela é nociva por ser uma grande praga para algumas plantas, visto que as suas ninfas se alimentam da seiva das raízes dessas plantas e causam grandes prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que elas retiram e pelo ferimentos que causam às raízes, facilitando assim a penetração de fungos e de bactérias.
Entre os insectos, as cigarras são as únicas que produzem o som estridente que todos conhecem. Algumas espécies conseguem atingir 120 decibéis com facilidade, enquanto outras menores realizam a proeza de alcançar uma sonoridade tão aguda que o seu canto simplesmente não é percebido pelo ouvido humano, embora cães e outros animais possam chegar a uivar de dor por causa dele.

Se quiseres imprimir desenhos para colorires podes clicar aqui.
Se preferires colorir online, clica aqui.

Podes também realizar esta dobragem.

Lanço-te agora um pequeno desafio: Pesquisa informações sobre as formigas e leva para a tua sala de aula.
Bom trabalho

0 comentários:



Enviar um comentário